segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Funcionária do consulado brasileiro nos EUA desaconselha a votar na Dilma

Denúncia grave: A Sra. IDF que me enviou o e-mail abaixo, denuncia que uma funcionaria do consulado de San Francisco nos EUA e que estava atendendo no guichê de assuntos eleitorais desaconselha a quem passa no guichê a votar na Dilma.

A funcionária do consulado do Brasil em San Francisco nos EUA pergunta para a pessoa que passa pelo guichê onde ela trabalha, em que candidato a pessoa vai votar e quando a pessoa diz que vai votar na Dilma ela fica indignada e diz: “Na Dilma??? Mas a Dilma já foi presa!"

A Sra. IDF me disse no Twitter que falou sobre o assunto com um amigo dela que é do PT, que mora em Los Angeles, e ele disse que a “coisa está braba por lá e que em Boston também estão fazendo a mesma coisa que fazem em San Francisco”.

Por solicitação da Sra. IDF, retirei alguns dados pessoais. Mas se for necessário ela informará:

“Email que mandei para a ouvidoria do Itamaraty:

-------- Original Message --------
Subject: Falta de ética GRAVE no atendimento no consulado de San Francisco, CA
Date: Mon, 27 Sep 2010 12:55:29 -0700
From: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
To: ouvidoria.consular@itamaraty.gov.br


Oi,

Gostaria de denunciar a falta de ética de uma funcionária do consulado de San Francisco na California, EUA. Fui, hoje, 27/09/2010, pegar o meu título para votar no próximo domingo. Não peguei o nome da funcionária mas aqui estão as informacões do atendimento:

Consulado de San Francisco, California
Guiche 8
Número da minha ficha de atendimento: G 106
Assunto: Temas Eleitorais
Data e Horário do atendimento: 27/09/2010 10:45AM (horário de San Francisco)
Case ID: 20225

Ao entregar o meu título a funcionária perguntou:

"Você tem informação sobre os candidatos?"

Eu respondi que sim e ela continuou:

"Está se informando direitinho? Já sabe em quem vai votar?"

Eu respondi que sim, que iria votar na Dilma. E ela em tom de reprovação e desprezo falou:

"Na Dilma??? Mas a Dilma já foi presa!"

Eu respondi que sabia disso, e que foi graças a luta dela e de outros que eu poderia votar hoje. E ela continuou:

"Mas você vai votar em alguém que foi presa? Ahh não!"

Já indignada e constrangida - porque todas as pessoas que estavam sentadas esperando atendimento ouviam a conversa - eu saí do consulado.

Acredito que uma funcionária do governo, tratando de assuntos eleitorais, não tem o direito de indagar os cidadãos sobre quem eles/as irão votar e muito menos fazer tais comentários ridicularizando a escolha da pessoa.

Gostaria que providencias fossem tomadas a respeito disso, acredito que esta atitude é uma violação das leis eleitorais. Meu nome completo é IDF, sou residente em San Francisco desde 2007, o número de inscrição do meu título é NNNN NNNN NNNN, zona 001, secão 0550, Município/UF São Francisco-EU/ZZ.

Obrigada e aguardo resposta,
IDF